Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Reajustes nos planos de saúde por faixa etária é considerado válido

www.brunopecanha.com.br | Advocacia Especializada em Saúde


Nesta última quarta-feira (23/03) os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram que é válido o reajuste por mudança de idade nos planos de saúde. Tema 1016.

Três pontos foram destacados pelos Ministros para haja a validade do reajuste por mudança de faixa etária nos contratos coletivos empresariais ou por adesão:

– Que haja previsão contratual;

– Que sejam respeitadas as normas vigentes definidas pelos órgãos reguladores;

– Que não sejam aplicados percentuais desarrazoados ou aleatórios.

Com efeito, ainda que o Plano de Saúde tenha o direito de aplicar os reajustes por mudança da idade do conveniado, ela não pode praticá-lo sem a devida comprovação de que o fez pautado em previsão contratual + em normas expedidas pela ANS + em percentuais que não sejam desarrazoados ou aleatórios.

Desta forma, quando o consumidor receber informação de reajuste em razão da mudança de idade, recomenda-se que seja feita uma consulta com um advogado especializado em direito da saúde, para avaliar se o aumento pretendido pelo Plano de Saúde está em acordo com o quanto decidido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Comentários por Bruno Peçanha, Advogado Sócio do escritório.

Conheça seus direitos e saiba como exigi-los. Entre em contato com a nossa equipe!

Por: Jota


Nosso escritório tem atuação especializada em Direito da Saúde, com experiência há 11 anos em defesa judicial e extrajudicial dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas junto aos Planos de Saúde.

  • Publicações163
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações65
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reajustes-nos-planos-de-saude-por-faixa-etaria-e-considerado-valido/1431689751

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)